No primeiro momento os professores apresentaram os trabalhos realizado nos estudos individuais, em seguida ocorreu a socialização dos trabalhos. Os coordenadores pedagógicos apresentaram alguns casos típicos de indisciplina baseado em um artigo de conclusão do curso de pedagogia isso provocou um debate caloroso e proveitoso.
No segundo momento foi trabalhado o vídeo “Escritores da Liberdade” que retrata a historia real de uma turma de alunos desacreditados, indisciplinados, sem perspectiva alguma que com a chegada de uma nova professora iram modificar suas vidas e a dela por meio de uma educação simples, mais eficaz. O filme serve de base para compreender que os principais fatores da indisciplinas são externos a escola, infelizmente a escola acaba sendo o local de extravasar.
Após o vídeo dividiu-se em grupos para analise do filme o material trabalhado fazendo paralelo e tirando lições que possa ser aplicado na pratica diária de cada um, e no retorno dos grupos foram apresentados os trabalhos.