Nos dias 18 e 19 de fevereiro, realizamos uma Oficina sobre Planejamento Escolar, inicialmente abordamos a seguinte temática:
*Teorização
*Interdisciplinaridade/multidisciplinaridade
*Contextualização
*Pilares da educação: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver e aprender a ser
*Planejamento
*Etapas do planejamento educacional: preparação, acompanhamento e aperfeiçoamento.
Socializamos sobre os Elementos Constitutivos do Planejamento, analisando criteriosamente cada item:
*Situação didática
*Eixo temático
*Eixos norteadores
*Competências
*Habilidades
*Ações metodológicas
*Conteúdos
*Recursos necessários
*Avaliação
*Bibliografia
Planejar requer:
*Pesquisar sempre
*Ser criativos na elaboração da aula
*Estabelecer prioridades e limites
*Estar aberto para acolher o aluno e sua realidade
*Ser flexível para replanejar sempre que necessário.
Ao planejar devemos sempre levar em conta:
*As características e necessidades de aprendizagem dos alunos
*Os objetivos educacionais da escola e seu projeto pedagógico
*O conteúdo de cada série
*Os objetivos e seu compromisso pessoal com o ensino
*As condições objetivas de trabalho.
Para que os planos sejam efetivamente instrumentos para ação, devem:
*ser um guia de orientação
*- apresentar uma ordem seqüencial
*- ter objetividade
*- ter coerência
*- apresentar flexibilidade.
Essa oficina tornou-se um importante momento para interargirmos, tirarmos dúvidas e trocarmos experiências.
Nenhum comentário:
Postar um comentário