quarta-feira, 26 de setembro de 2012

AULA DE QUÍMICA: BALANCEAMENTO DAS EQUAÇÔES QUÍMICAS


O professor Weslley Lopes com o objetivo de aperfeiçoar os conhecimentos de química aplicada nas turmas de 2º ano A, B e C sob o tema balanceamento das equações químicas, ou seja, montar e ajustar o mol de cada molécula da reação propôs aos alunos a montagem de equipes para realizar um experimento denominado ‘Balão de hidrogênio’, que consiste na reação exotérmica da soda e o alumínio, liberando um gás leve, fazendo com que o balão inflado por esse gás suba na atmosfera.

Para o experimento foram utilizados os seguintes materiais: Alumínio (Al), cada grupo trouxe de casa algum objeto com esse material; Soda Caustica (NaOH), a turma se reuniu para a compra dessa sustância devido não haver na escola; Água (H2O), Garrafa pet, balão, além das vidrarias de laboratório, luvas e mascaras para proteção.

Cada aluno pôde de forma prática compreender a relação entre os reagentes e o produto formado, montando a equação problema e ajustando os coeficientes para possíveis cálculos estequiométricos. Com a atividade, os questionamentos foram sendo esclarecidos, pois possibilitou ao educando ver na prática o que estava em teoria.

A atividade envolveu a classe e trouxe espírito de união e parceria entre as equipes, onde alunos esclareciam duvidas pertinentes ao tema além da diversão ao ver o balão inflar e flutuar no ar com a liberação do gás hidrogênio, o experimento fora realizado no espaço físico da biblioteca da unidade de ensino devidamente preparada para receber uma aula como essa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário