sexta-feira, 25 de maio de 2012

Estudo sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ens. Médio, Resolução nº 02 DE 30 de janeiro de 2012

Aos dezoitos dias do mês de maio de dois mil e doze, reuniram-se, às dezesseis horas, os professores, coordenadores, Orientador Educacional e Diretor, para realizarmos um estudo sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, Resolução CNE/CEB nº 02 DE 30 de janeiro de 2012. Para o estudo em questão foi adotada a seguinte sistemática: leitura e discussão dos pontos apresentados no documento. Este momento proporcionou o entendimento que a resolução ressalta a atualização das diretrizes para o ensino médio, a inserção de novos temas transversais, a proposta político-pedagógico, a flexibilidade de carga horária, a incorporação de leis que abordam o currículo, a inclusão progressiva do ENEM no Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB).  Realizamos um estudo sobre princípios, fundamentos e procedimentos que a resolução traz para orientar as políticas públicas educacionais  da união, estados e municípios referentes as propostas curriculares das escolas privadas e públicas. Os professores demonstraram entusiasmo com o tratamento transversal determinado pela resolução, no que se refere à Educação alimentar, respeito e valorização do idoso, Educação Ambiental, Educação para o Trânsito, Educação em Direitos Humanos. Este momento de estudo foi finalizado mediante as observações gerais acerca do documento, onde foram pontuados seus aspectos centrais. 

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