quarta-feira, 20 de junho de 2012

CONFECÇÃO DE MAQUETE ESTRUTURA DA MOLÉCULA


O professor  de Química,  Weslley Lopes,  com o intuito de  aperfeiçoar os conhecimentos de química orgânica aplicado nas turmas de 3º ano A e B, relativos a hidrocarbonetos de cadeia fechada, ou seja, do tipo cíclico alcanos, alcenos e alcinos com objetivo de observar as moléculas dispostas em suas formas estruturais de acordo com o tipo de ligação sigma e pi de cada composto estruturado. O professor propôs aos grupos de alunos, cada equipe com o nome do respectivo composto orgânico e seu radical alquil, montarem a maquete estrutural da molécula de forma geométrica espacial, seguindo as características do postulado de Kekulé para o elemento carbono.


Para confecção do experimento fora utilizado material simples, e fácil de trabalhar, envolvia bolas de isopor com tamanhos, médio e pequeno representando carbono e hidrogênio respectivamente de acordo com cada estrutura, além de tinta guache para identificar os elementos e palitos de churrasco na ligação da molécula de carbono.

Cada aluno pode de forma prática entender a relação entre os carbonos, hidrogênios e os tipos de insaturação presente em cada tipo de ciclanos, ciclenos e ciclinos. Assunto abordado em sala de aula que para alguns alunos apresentava-se complicado. Com a atividade os questionamentos foram sendo esclarecido, pois possibilitou ao educando ver na prática o que estava em um momento em teoria.

A atividade envolveu a classe e trouxe espírito de união e parceria entre as equipes, onde alunos esclareciam duvidas pertinentes ao tema, todas as estruturas foram exposta em sala de aula como marco do crescimento e troca de conhecimento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário